domingo, 29 de julho de 2012

Poltergeist

A origem do nome Poltergeist vem do alemão (Polter, que significa ruído, e geist, que significa espirito) é um evento sobrenatural que se manifesta deslocando objetos e fazendo ruídos. Esta designação originou-se da crença de que esses fenômenos observados seriam provocados por espíritos, duendes, demônios ou outros seres incorpóreos.

O Poltergeist usa um individuo para se manifestar, ás vezes de forma agressiva, movendo objetos fazendo voarem pelos ares atingindo outros objetos e outras pessoas. Uma das características do poltergeist seria a repetição periódica dos mesmos fenômenos. Por causa disso , e tendo em vista a sua suposta causa psicogenética, os modernos parapsicólogos passaram a designar os fenômenos de poltergeist pela sigla RSPK, da expressão em inglês: "Recurrent Spontaneous Psychokinesis" (psicocinesia recorrente espontânea).
Para a manifestação desse espírito, segundo a literatura espírita, é necessária a presença de um médium de efeitos físicos, ainda que seja completamente alheio à sua faculdade, para que os fenômenos ocorram.


Há casos famosos na parapsicológica, como o da família Lutz que, em 1976, foi atormentada por entidades inferiores durante os 27 dias que viveram em uma casa na pequena cidade de Amityville, nos Estados Unidos da América, que passaria às telas de cinema com o nome de Horror em Amityville. Um dos integrantes da família, George Lutz afirmou que durante a noite ouvia o ruído de uma banda marcial tocando na sua sala de estar, evento só constatado por ele. Geralmente, o poltergeist deixa de se manifestar em poucas semanas. Diferente das assombrações, que podem ferir seres humanos, o poltergeist tem como objetivo apenas o manifestamento de sua força sobrenatural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário